O controle inteligente das redes de energia elétrica, conhecido pelo nome genérico de “smart grid”, é um dos pilares do plano de governo lançado pelo presidente Barack Obama logo após tomar posse, em janeiro de 2009. Obama definiu o projeto como prioridade para promover o uso de energia limpa, no país que é o maior consumidor de energia do mundo. É interessante o fato de um projeto básico de infraestrutura – a modernização do sistema elétrico – ser elevado à condição de objetivo nacional. Interessante, mas não exatamente surpreendente. A infraestrutura, afinal de contas, é um instrumento. Nos dá a oportunidade de fazer coisas que antes não eram possíveis. Uma nova infraestrutura tem o potencial de não apenas resolver um problema imediato (no caso, melhorar a distribuição e aumentar a segurança do sistema elétrico), mas também de abrir as portas para a criação de novos produtos e serviços. Como prioridade nacional, o projeto Smart Grid será foco de um grande esforço e de muitos investimentos, atingindo mais de US$ 8.2 bilhões entre fundos privados e públicos. Já estão em andamento nos EUA mais de 130 projetos alinhados com o plano, e nos próximos três anos serão instalados cerca de 18 milhões de medidores inteligentes em residências de 45 estados. Os consumidores em geral não fazem idéia dos efeitos ambientais da eletricidade que consomem. Não sabem que para alimentar todos os televisores existentes nos EUA (principalmente modelos de plasma, que possuem consumo muito elevado), mesmo em modo stand-by, é necessária a energia equivalente a uma usina inteira à base de carvão. O projeto Smart Grid vai mudar essa situação, dando aos consumidores novas ferramentas e novos poderes.
edit post

Comentários

1 comentário para 'Rede de energia inteligente'

  1. Caio
    http://filmescinep.blogspot.com/2010/03/rede-de-energia-inteligente.html?showComment=1268232539001#c2100211060157475597'> 10 de março de 2010 às 11:48

    Bem q p nosso presidente poderia pensar igual ao Barack obama!!!!mas e dificl neh...ate parece q o governo vai investir tuddo isso!!!

     

Postar um comentário